Buscar
  • Michel Ghelere

Choveu? E agora? Veja o que fazer em Floripa em dias de chuva

Já está mais do que claro que Floripa não é somente um destino de sol e mar. A cidade está repleta de atrativos que vão desde cachoeiras incríveis até eventos internacionais.


Mesmo com esta vasta gama de oportunidades a serem exploradas, muitas vezes somos pegos de surpresa por algumas situações adversas, como frio e chuva, que impedem ou limitam a execução de atividades ao ar livre.


Por este motivo, listamos abaixo algumas dicas de passeios e atividades que podem ser realizados mesmo em dias chuvosos. Confira nossa lista e comece logo a planejar sua próxima viagem!



Explore a História de Florianópolis


Fundada há 347 anos, Florianópolis possui uma história rica e digna de ser conhecida. Entre os principais atrativos históricos da cidade, destacam-se o Mercado Público Municipal, o Palácio Cruz e Sousa e a Catedral Metropolitana.


O Mercado Público é um excelente lugar para comprar frutos do mar e outras iguarias, além de ser conhecido pelos bares e restaurantes que servem ótimas bebidas e comida típica da cidade, tudo isso ao som de música ao vivo.

Com exceção do domingo, dia em que o mercado permanece fechado, o local abre todos os dias às 7h. Durante a semana fecha às 22h e aos sábados fica aberto até às 17h. Entretanto, a maioria dos estabelecimentos fecham bem mais cedo. O melhor horário para se visitar o Mercado é no happy hour, entre as 16h e 21h.


O Palácio Cruz e Sousa, por sua vez, guarda parte da história não somente de Florianópolis, mas também de Santa Catarina e do Brasil. Construído em meados do século XVIII e reformado do final do século XIX, recebeu visitas de pessoas ilustres como D. Pedro I e D. Pedro II. Hoje em dia é sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, está temporáriamente fechado, mas em períodos normais costuma ficar aberto de terça à sexta, das 10h às 19h, e aos sábados e domingos das 10h às 16h, fechando às segundas.


Quase ao lado do Palácio Cruz e Sousa, encontra-se a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Criada ente 1753 e 1773, e tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a igreja é dedicada à Nossa Senhora do Desterro e contem um vasto acervo de obras sacras, incluindo a escultura em madeira "Fuga para o Egito", de Ferdinand Demetz. A igreja é aberta diariamente e as missas ocorrem em diversos horários ao longo do dia.



Vias Gastronômicas


Outro grande atrativo da Ilha da Magia que pode ser apreciado mesmo em dias chuvosos ou frios, é sua rica gastronomia. Florianópolis possui quatro rotas gastronômicas destacadas, onde é possível encontrar os mais variados segmentos culinários, desde a reconfortante comida local até grandes restaurantes renomados.


A Via Gastronômica de Coqueiros, na parte continental da cidade, oferece uma das maiores variedades de restaurantes e bares de Floripa, além de contar um uma vista de tirar o fôlego. Se estende desde a cabeceira continental da ponte de acesso à ilha, até a praia do Bom Abrigo, e pode ser estendida até o bairro Abraão, que também conta com boas opções para alimentação.


Com sua badalada vida noturna, outro bairro da cidade que oferece ótimas opções de alimentação é a Lagoa da Conceição. Local onde surgiu a famosa sequencia de camarão, conta com bares e pubs conhecidos nacionalmente, além de restaurantes que apresentam o verdadeiro sabor da ilha, tudo isso em um dos cenários mais paradisíacos de Florianópolis.


Outro bairro notável no quesito gastronomia, é o Ribeirão da Ilha. Localizado no sul da ilha, é onde são cultivadas as famosas ostras de Florianópolis. Como não poderia ser diferente, os principais atrativos dos restaurantes da região são os frutos do mar, não somente as ostras, mas também peixes, camarões, o berbigão e as vieiras.


A ilha ainda conta com a exuberante Rota Gastronômica do Sol Poente. Compreende os bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé, e recebe este nome justamente por se tratar de um dos melhores lugares pra se admirar o pôr do sol em Florianópolis. Além da gastronomia, possui um vasto acervo arquitetônico por se tratar de uma das primeiras regiões habitadas da ilha de Santa Catarina.



Shoppings


Os shoppings também são uma ótima opção para dias chuvosos. É possível encontrá-los na várias regiões da cidade. Os principais shoppings são o Iguatemi, localizado no bairro Santa Mônica, coração da ilha e próximo às principais Universidades de Florianópolis; o Shopping Beira Mar, que se encontra às margens da principal avenida da cidade, bem no centro de Floripa; o Floripa Shopping, na SC-401, no caminho para que vai para a região norte da ilha; o Itaguaçu, localizado no continente, bem no entroncamento entre a BR-101 e a via expressa de acesso à Florianópolis; e o Continente Park Shopping, às margens da BR-101. Estes dois últimos localizam-se em cidades da grande Florianópolis, mas possuem acesso fácil e prático mesmo para quem está na ilha.



Além das dicas acima, poderíamos citar muitas outras opções para aproveitar Floripa mesmo em dias de chuva. Os fortes, mirantes, feiras de artesanato, projetos ambientais, entre outros, estão espalhados por toda a cidade.


Precisa de motivos para viajar? Em breve voltaremos com mais dicas sobre como aproveitar ao máximo sua viagem à Ilha da Magia!

28 visualizações0 comentário