top of page
Buscar

Além das praias: conheça a história e a cultura de Santa Catarina em 6 museus incríveis

Os museus raramente fazem parte dos roteiros turísticos de uma cidade e, em Florianópolis, isso não é diferente. O motivo é que a capital de Santa Catarina é mais conhecida por suas praias e belezas naturais, que são os principais atrativos para os visitantes.


No entanto, a Ilha da Magia não se resume apenas ao sol e ao mar. Floripa possui um lado cultural e histórico significativo, com uma vasta lista de locais interessantes para explorar, tanto para moradores quanto para turistas.


Em relação aos museus de Florianópolis, há opções para todos os gostos. Arte, religiosidade, coleções de objetos antigos ou cultura popular são apenas algumas das opções para quem busca uma imersão pelos museus da cidade.


Como você pode ver, não faltam opções para visitar Florianópolis. Confira alguns dos principais museus que listamos a seguir!



Palácio Cruz e Souza - Museu Histórico de Santa Catarina


O Museu Histórico de Santa Catarina está instalado no agora conhecido Palácio Cruz e Sousa, um edifício de grande importância histórica para o estado. O prédio era conhecido antigamente como Palácio Rosado.


Construído no século XVIII, o prédio está situado no centro de Florianópolis, mais especificamente na Praça XV de Novembro, outro importante ponto turístico da cidade.


Originalmente, o Palácio foi projetado para ser a sede do governo estadual e, ao longo dos anos, recebeu visitas ilustres, como os imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, além de sediar solenidades, bailes e eventos políticos.


No século XIX, o casarão passou por modernizações e, no século XX, foi renomeado em homenagem ao renomado poeta catarinense Cruz e Sousa.


Em 1986, o edifício foi transformado em museu, abrigando um acervo de objetos e móveis antigos que narram a história do estado. O local é tombado como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.



Funcionamento:

Terça à sexta: das 09h às 17h

Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h

Endereço:

Praça XV de Novembro, 227, Centro

Entrada:

R$ 5,00

Gratuita aos domingos



MASC - Museu de Artes de Santa Catarina


O Museu de Artes de Santa Catarina conta um diversificado acervo e espaço para exposições temporárias. O MASC é um museu clássico e tradicional, sendo um dos mais importantes de Santa Catarina.


Possui mais de 1700 obras de artistas nacionais e internacionais, incluindo nomes famosos como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Tomie Ohtake, além de diversos artistas locais.


Inaugurado como Museu de Arte Moderna de Florianópolis (MAMF) em 1949, o Masc surgiu em um período de intensa efervescência cultural no Brasil, mesma época em que foram fundados o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).



Funcionamento:

Terça à sábado: das 10h às 20h30

Domingos e feriados: das 10h às 19h30

Endereço:

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica

Entrada:

Gratuita



Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC


O Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina, possui um acervo de quase três mil peças. São esculturas, manuscritos, desenhos, fotos e objetos que resgatam e preservam a história do estado


Os objetos retratam parte do cotidiano, da cultura e da religião dos povos indígenas que habitavam o estado e também dos primeiros colonizadores da região.


O espaço também tem o objetivo de realizar pesquisase divulgar o conhecimento sobre a identidade do estado de Santa Catarina. O museu também recebe, ao longo do ano,algumas exposições temporárias.



Funcionamento:

Terça à sexta: das 07h30 às 19h

Primeiro sábado do mês: das 13h às 17h

Endereço:

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/n, Trindade

Entrada:

Gratuita



Museu do Homem do Sambaqui


Inaugurado mais recentemente, em 2015, busca preservar a história natural dos antigos sambaquis.


Considerado um dos maiores acervos arqueológicos do Brasil, possui aproximadamente cinco mil itens, como peças de arqueologia e geologia, objetos indígenas, animais conservados de várias espécies, moedas antigas, arte sacra e mais de 200 esqueletos de animais.


O museu conta com peças de mais de oito mil anos, a maioria retirada de sítios arqueológicos encontrados em várias regiões do estado pelo Padre João Alfredo Rohr, principal organizador do acervo do museu.



Funcionamento:

Segunda à sexta: das 13h30 às 17h30

Endereço:

Colégio Catarinense - Rua Esteves Júnior, 711, Centro

Entrada:

Gratuita, apenas com agendamento pelo telefone 48 3251-1516



MIS - Museu da Imagem e do Som


Floripa também possui alguns museus alternativos, como o MIS, um museu totalmente voltado para a área audiovisual.


O Museu da Imagem e do Som de Florianópolis possui um incrível acervo, contando com com coleções de CDs, discos de vinil e fitas cassete, além de fotografias, centenas de filmes e mais de cem objetos como câmeras, gravadores, gramofones, entre outros.



Funcionamento:

Segunda à sexta: das 13h às 19h

Endereço:

Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica

Entrada:

Gratuita



Museu do Presépio


Seguindo a linha de museus alternativos, Floria conta com uma coleção permanente de presépios. O museu funciona em um casarão histórico do século XVIII, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.


O espaço está localizado em uma área de Mata Atlântica, onde também há espaços para a realização de piqueniques e caminhadas ao ar livre.


São mais de 100 presépios de várias regiões do Brasil e do mundo. São presépios de tamanhos e materiais variados, desde cerâmica, metal e mármore até pedras semi-preciosas, bambus, conchas e massa de pão. Vale a pena uma visita!



Funcionamento:

Terça à domingo: das 08h às 17h30

Endereço:

Bosque Pedro Medeiros - Rua Afonso Pena, 1.070, Estreito

Entrada:

Gratuita


Como vimos, os atrativos de Florianópolis podem ir muito além das praias e trilhas. Além dos museus indicados acima, outras inúmeras opções poderiam ser citadas, como o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha e o Museu Sacro da Capela Menino Deus.


Vale a pena se hospedar por alguns dias na Pousada Dunasol e se perder pelas ruas históricas de Floripa, seguindo os passos dos antigos moradores da região. Santa Catarina é um prato cheio para os amantes de cultura e história.


Conhece algum museu que não citamos neste post? Comente em nosso Instagram ou nos envie uma mensagem pelo Whatsapp.


@pousadadunasolfloripa

+55 48 32326666


5 visualizações0 comentário

Комментарии


Whatsapp da Pousada Dunasol Florianopolis
bottom of page